segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
No comando do programa deste domingo, dia 02 de fevereiro de 2014, João Auri Garcez e o Dr. Fernando Silva e Silva.
Fernando relatou o Seminário da UABA - União das Associações de Bairro de Alegrete, realizado durante todo o dia de sábado, 01 de fevereiro, no Centro Cultural Adão Ortiz.
Com excelente debate sobre a representatividade política no processo democrático, ao apontar os novos rumos que as lideranças comunitárias buscam, a partir de suas entidades, como alternativa à velha maneira de fazer política.
Tal processo de aprofundamento da democracia dará lugar a um novo tempo de participação e de emancipação política dos povos.
Fernando discorreu sobre este amadurecimento político, ao referir-se aos políticos tradicionais, aqueles cujos mandatos são conquistados com propostas políticas completamente diferentes daquelas defendidas após a eleição, quando deixam de se dirigir e de representar os interesses de quem os elegeu para defender posições e interesses muitas vezes contrários aos defendidos durante a campanha eleitoral.
Para Fernando, este tipo de político está com os dias contados, porque o povo já saiu às ruas e exige uma maneira transparente e coerente de exercer estes mandatos populares, com a participação de todos e a fiscalização dos eleitores.
"O Mandato não é do político, mas sim de quem elegeu o candidato", afirmou.
Outro assunto debatido durante o programa diz respeito aos rolezinhos.
Quem são estes protagonistas e o que querem?
São, principalmente, cidadãos e cidadãs que, também, querem se inserir nos ambientes onde apenas uma parte da população tinha, até agora, direito a desfrutar deste padrão de consumo, muitas vezes derivado para o consumismo. O shopping sempre esteve de portas abertas para a classe “A” brasileira, aquela cujo poder aquisitivo alto pode desfrutar da escada rolante, do ar condicionado e tudo o que estes centros de compra, ícones do sistema capitalista,“permitem”.
Com a ascensão de um maior numero de pessoas a padrões de consumo melhores, graças à elevação do poder aquisitivo, experimentado nos últimos anos, observa-se, nestes setores emergentes, o desejo de usufruir destes espaços, antes considerados privilégios de algumas camadas sociais.
Para os apresentadores do programa, João Auri e Fernando Silva, daí nascem ou florescem muitos conceitos e preconceitos, provocando um acirramento do debate sobre esta mobilização específica organizada por jovens da periferia paulista, os rolezinhos.
E esquentou o programa CENTELHA DO PAMPA, que também debateu os rumos da democracia brasileira a partir destas e de outras mobilizações. A pauta ainda ficou pendente para o domingo que vem. E vem muitos mais pela frente, porque a proposta é levar ao ar temas que abordem a vida, a nossa relação com o mundo e com a sociedade.
Obrigado, em meu nome e em nome do PCdoB Alegrete, pela companhia do amigo Fernando, dos ouvintes e leitores/as, enquanto os/as camaradas que participam comigo deste programa desfrutam do merecido descanso.
Enquanto isso, vamos virando e nos revirando. Porque, como diz a letra da música Todo Cambia, tema do nosso programa:
"Cambia lo superficial/
también cambia lo profundo/
cambia el modo de pensar/
cambia todo neste mundo/
Y así como todo cambia/
que yo cambie no es extraño"
Texto publicado por JOÃO AURI GARCEZ.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabens ao Joao Auri e ao Fernando pela realizacao do programa, garantindo a qualidade que lhe e catacteristica.
ResponderExcluirParabens ao Joao Auri e ao Fernando pela realizacao do programa, garantindo a qualidade que lhe e catacteristica.
ResponderExcluir