segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PCdoB Alegrete faz Conferência Municipal



No último sábado de setembro de 2013, realizamos nossa pequena, brava e qual- ificada Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB/Alegrete-RS), tendo por local o Museu Oswaldo Aranha.
Na oportunidade, foi feita uma apresentação e um debate em torno das Teses propostas pela Direção Nacional do Partido, um denso e bem elaborado documento, com 56 páginas, que podem ser acessadas no Portal Vermelho (www.vermelho.org.br).
O documento que baliza o debate em todo o país dos militantes e filiados ao PCdoB está organizado em um Caderno com 56 páginas, sob dois grandes temas: Situação Política Nacional e Situação Política Internacional. 
Com relação ao primeiro grande tema, faz-se um balanço dos Governos Lula e Dilma e a participação dos comunistas do PCdoB na consolidação desta frente que permitiu uma atuação destacada da esquerda, pela primeira vez na história do país, em postos-chaves do Governo Federal.
Destaque-se a opção por garantir e aprofundar a democracia política, as ações pela redução da miséria e da pobreza, com as políticas de transferência de renda, de valorização dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, o estímulo à agropecuária familiar, de ampliação da rede pública de ensino superior, de valorização do salário mínimo, entre outras, que permitiram - em paralelo a uma política de afirmação da soberania do país e de uma nova articulação regional, com o fortalecimento do Mercosul, do G-20 - consideráveis avanços em relação ao período histórico precedente.
No plano internacional, o documento reporta-se à grave e estrutural crise do sistema capitalista mundial e as variáveis colocadas em jogo pelos países centrais que procuram enfrentar a crise jogando seu custo, como é recorrente, sobre as conquistas sociais e dos trabalhadores e trabalhadoras, tais como se verifica em países como a Grécia, Espanha, Portugal, Itália, entre tantos outros.
Considera que, a despeito das dificuldades vividas pelos partidos de esquerda, socialistas, comunistas e outras forças revolucionárias, para enfrentarem a atual situação, revela-se, em grande medida, acertada a análise marxista sobre a natureza da crise do capital e reforça, de outra sorte, a necessidade de uma ampla e unitária mobilização de massas, articulando as diversas forças políticas, respeitadas as suas diferenças e identidades, para barrar as iniciativas dos grandes grupos econômicos e dos círculos do sistema financeiro, representados pelas políticas adotadas pelos Governos dos países centrais, Fundo Monetário Internacional e outras agências do sistema capitalista em escala mundial.
O documento também analisa os conflitos militares em diferentes regiões do mundo, caracterizando-os, em parte, como intervenções da política de caráter imperialista dos EUA, sobretudo no Oriente Médio, cujas motivações são bem perceptíveis - a busca pelo controle de riquezas e matérias-primas, especialmente o petróleo.
A Conferência fez um breve balanço das atividades desenvolvidas pela Comissão Municipal Provisória, ressaltando que foi feito um esforço para assegurar a participação do Partido nas eleições municipais, com a candidatura dos camaradas Marco Antônio Vilaverde Coelho (Matico) e Luiz Carlos Alabi, além do apoio Criticamente, foi avaliada a não realização das filiações de novos membros que permitissem a eleição de um Diretório Municipal, tarefa que fica transferida para a nova Direção eleita.
Foi proposta e votada, por unanimidade, a nova Comissão Provisória, assim constituída:

Presidente - Gilmar de Lima Martins
Vice - Carlos Roberto Maciel Alende
1ª Secretário - João Auri Garcez
2ª Secretária - Virgínia de Almeida Pires do Rosário
Tesoureiro - Marco Antônio Vilaverde Coelho
 Integram a Comissão, ainda, os seguintes membros: Angelito da Silva Benites, Rosa Madeira Cardoso, Camila Maicá e Cleber Battanoli.
Além da Comissão, a Conferência elegeu um delegado e um suplente à Conferência Estadual, a realizar-se em 12 e 13 de outubro do corrente ano, no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS.
Foram eleitos Gilmar de Lima Martins, como titular e Marco Antônio Vilaverde Coelho, como suplente.



quinta-feira, 12 de setembro de 2013

40 anos do Golpe Militar no Chile -


Além de ensaios, artigos e teses, marxismo21 divulga em sua página inicial excepcionais vídeos e filmes alusivos ao golpe militar fascista no Chile que, amanhã, completa 40 anos. Tomamos a liberdade de lembrar que um episódio de um filme de longa-metragem - que tematiza o 11 de setembro das torres gêmeas em NY, EUA - aborda um "outro 11 de setembro". São tocantes os 11 minutos que descrevem a tragédia representada pela tragédia vivida pelos chilenos.
O episódio é dirigido pelo excelente diretor inglês Ken Loach. Vale a pena assisti-lo: http://marxismo21.org/40-anos-do-golpe-militar-no-chile/


https://www.youtube.com/watch?v=Iie9cLsLH1g

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Nosso programa de rádio

No último domingo, dia 08 de setembro de 2013, realizamos mais um programa de rádio, na Sentinela FM. O tema em debate foi a reforma política e as propostas em debate no país, com destaque para a apresentada pela OAB.
Estiveram presentes o presidente da Seccional da OAB- Alegrete/RS, advogado Fernando Silva e o vereador e ex-prefeito Adão Faraco. Pela bancada do programa, João Auri Garcez, Matico Vilaverde e Gilmar de Lima Martins.
O debate foi bastante intenso, com posições não consensuais sobre aspectos gerais da atual situação política do país.
O tema será retomado nas próximas edições do programa, com a presença de outros convidados, sempre na busca de aprofundar o debate de posições não necessariamente uniformes.
Abaixo, fotos com flagrantes do debate.