domingo, 21 de julho de 2013

Saúde em debate




Na gelada manhã deste 21.7.2013, nosso segundo programa na Rádio Sentinela FM, foi ao ar, sob a coordenação do João Auri Garcez, com o apoio de Gilmar de Lima Martins, mais o suporte técnico de Cláudio Knerim.
Na oportunidade, como convidados, Fernando Luiz Silva, presidente da subseção de Alegrete da Ordem dos Advogados do Brasil, acompanhado do advogado Djalmo Santos, um dos membros da Comissão de Direitos Humanos da entidade e, ainda, da Secretária Municipal de Saúde, Maria do Horto Loureiro Salbego.
O motivo do debate foi a decisão da entidade dos advogados em promover, no dia 24 de julho, na Câmara Municipal, uma audiência pública para tratar da situação da saúde no município, sobretudo em face de um episódio que ocorreu, neste mês de julho, quando um trabalhador rural veio a falecer, após ser atendido, no Pronto Socorro Municipal, em situações que precisam ser melhor esclarecidas.
Além disso, outras questões foram levantadas pelos representantes da OAB, tais como a deficiência de profissionais médicos, a conclusão e entrega da Unidade de Pronto Atendimento.
Durante o programa, uma ouvinte da Vila Nova Brasília, informou situação por ela presenciada de mau atendimento.
A Secretária destacou as ações desenvolvidas, a busca de soluções, as dificuldades no financiamento à saúde, em especial com relação à participação da União, que aplica recursos em quantidade bastante inferior aos municípios.
Em sua fala, lamentou que, por estar envolvida em atividades já programadas, em âmbito estadual, teria dificuldade em participar da audiência pública, embora considere importante a iniciativa, pois reforça a necessidade de que a participação popular deve ser permanente.
A Comissão Provisória do PCdoB Alegrete está solidária com esta iniciativa da OAB local, cuja nova diretoria, sob a presidência de Fernando Luiz Silva, vem imprimindo – a exemplo de outras secções congêneres pelo país afora – um ritmo de trabalho sintonizado com as necessidades mais urgentes da população, sobretudo aquelas manifestas nas grandes mobilizações que vêm sacudindo o país, desde junho passado.

E, dentre estas necessidades, está a questão da qualidade do serviço de saúde oferecido à população pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
Nosso programa de rádio dá seus primeiros e inseguros passos, com a certeza de que será possível fazer uma boa caminhada. 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Programa de Rádio




Neste domingo, dia 07 de julho, fizemos o primeiro Programa Centelha do Pampa, na Rádio Sentinela FM.
Nosso objetivo é instituir um espaço de debate público de idéias e alternativas diante de temas de interesse coletivo sobre um variado campo de assuntos, em nível local, regional, estadual, nacional e internacional.
A orientação do programa é definida: democrática e socialista.
Na primeira edição, tratamos – João Auri Garcez, Matico Vilaverde e eu – da mobilização nacional preivsta para ocorrer nesta quinta-feira, dia 11 de julho, liderada pelas Centrais Sindicais, em cuja pauta despontam as seguintes reivindicações: redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, fim do fator previdenciário, retirada do Projeto de Lei das Terceirizações, apoio à luta pela melhoria do transporte público, por melhores condições de educação e saúde, entre outras.
Contamos – como deverá ser habitual – com a presença de convidados.
Nesse particular, destacamos a participação do advogado Fernando Luiz Silva, atual presiente da seccional local da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, que referiu, de forma enfática, sua posição em favor de uma reforma política que aprofunde a democracia, limite o poder econômico no financiamento das campanhas e restrinja a possibilidade de reeleições indefinidas.
Outro participante foi o Presidente da UABA – União das Associações de Bairro de Alegrete, Roberto Schervenski, o popular Beto, que manifestou sua solidariedade e adesão à mobilização nacional do dia 11 de julho.
O programa contará com a bela canção TODO C AMBIA (tudo muda), de autoria do compositor chileno Julio Numhauser, interpretada por Mercedes Sosa, como música tema.
Esperamos a participação dos demais companheiros na elaboração e aperfeiçoamento do programa, e, bem assim, do público ouvinte.
Portanto, nas suas manhãs de domingo, uma outra opção, no horário das 9 às 10 da manhã.
Ouça, prestigie e participe do Programa CENTELHA DO PAMPA, na Rádio Sentinela FM – 104,9, ou acompanhe pela interne: http://www.radiosentinelafm.com.br/




Gilmar de Lima Martins